Mapeamento de jornada, Personas e JTBD para a indústria logística norte americana
Entre motoristas de caminhão e operadores logísticos, quem são os responsáveis por mover cargas nos Estados Unidos?
Objetivo:
Nesta pesquisa buscamos identificar as Personas responsáveis por operar a cadeia logística norte-americana. Para isso, começamos mapeando a estrutura hierárquica e organizacional de empresas que usam serviços logísticos, empresas transportadoras e empresas de armazenamento de cargas.
-
Levando em conta o contexto B2B, cada persona foi desenvolvida levando em conta a posição de cada indivíduo dentro dessas companhias. Isso nos permitiu entender como seus papeis influenciam necessidades específicas de suas funções, responsabilidades e pain-points relacionados a suas tarefas diárias.
Toolkit do projeto:
-
Mapeamento da estrutura organizacional e hierárquica de empresas do segmento;
-
Mapeamento da jornada do serviço;
-
Job To Be Done (JTBD)
-
Persona: construção de um template de Persona específico para o projeto;
Insight:
O desenvolvimento de personas B2B em indústrias complexas frequentemente tem como objetivo o mapeamento de tarefas com o objetivo de identificar oportunidades de melhora de processos ou novas soluções de eficiência e produtividade. Isso faz com que características demográficas e sociais apareçam como secundárias e o foco seja principalmente no fluxo de trabalho.
Desenvolvemos o template das Personas como um mapa dinâmico, que nos possibilitou correlacionar:
-
As diferentes etapas da jornada de trabalho da persona em relação ao lifecycle da carga;
-
Os objetivos da persona em cada uma dessas etapas;
-
Ações ou tarefas diárias (Job To Be Done) para atingir esses objetivos;
-
Os pain-points que dificultam ou impedem que essa persona execute suas tarefas.
-
Novas iniciativas do cliente contratante, que conseguia visualizar com clareza qual etapa da jornada se relacionava com a solução que estava sendo proposta;
Resultado:
Ao mapear a estrutura das organizações, personas, papéis, responsabilidades e pain-points através de um template dinâmico, conseguimos também mapear como a oferta de produtos digitais logísticos são usados e incorporados na operação destas empresas. Isso produziu um material rico e conectado, que deu início a construção de uma base de conhecimento para facilitar a tomada de decisão dos times de produto e design, e mais clareza nas necessidades e dores das pessoas que usam as soluções desenvolvidas pela empresa.